Edição Nº: 5333 - Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2016.
 
Argentinos provocam grande movimentação em Quaraí

Está cada vez mais intensificada a passagem de argentinos pela fronteira Quaraí-Artigas, através da Ponte Internacional da Concórdia, seguindo logo após pela BR-293 em direção a Livramento e, depois, já totalmente documentados, rumando para o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na manhã de sábado, 16, ocorreu o “pico” da chegada de argentinos a Quaraí, uma cidade que está sendo muito usada como porta de entrada para o Brasil, através dos turistas que chegam pelo Uruguai. No Terminal Turístico Aduaneiro eram grandes as filas de carros e de pessoas que davam entrada na documentação para terem acesso ao país.
Nossa reportagem acompanhou a movimentação. No Terminal os servidores encarregados pela elaboração do processo de documentação, chegavam não dar conta da demanda, muito grande, para que os turistas regularizassem sua situação de entrada no país. Com isso se formavam filas de espera do lado de fora.
Havia quem buscasse através da grande e intensa movimentação de pessoas no local, aproveitar o momento para vendas. Uma senhora vendia lanches, suco, refrigerante e água mineral.
Um servidor da Aduana orientava os motoristas a estacionarem no lado esquerdo de quem entra pelo Uruguai. E ali se formavam filas de veículos. 
No demais o que se via eram argentinos desorientados, procurando informações do lado externo do Terminal para, enquanto esperavam a fila andar, buscar fazer outras atividades na cidade. Nos postos de combustíveis muitos argentinos abasteciam, alguns ocupavam hotéis da cidade, mesmo que, por um espaço de tempo curto. E restaurantes e trailers também faturavam com os “hermanos”.
No Terminal Turístico, até mesmo pela intensa movimentação, os servidores não tinham condições de informar o número de argentinos que já passaram por Quaraí, informação que só pode ser obtida através da Regional em Livramento.
Mas, ao contrário de Livramento e Uruguaiana que foram montadas grandes estruturas para recebimento e “faturamento”, com a passagem dos argentinos pela fronteira, através do poder público e iniciativa privada, em Quaraí nada foi feito até o momento.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação