Edição Nº: 5338 - Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2016.
 
SMS desenvolve o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo vem sendo desenvolvido em Quaraí pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS - e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. Através do modelo recomendado pelo Ministério da Saúde, no qual há ações educativas, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, que potencializam  a  prevenção, a iniciação ao fumo e  oferece auxílio as pessoas que desejam parar de fumar.
Cada município deve disponibilizar uma equipe multidisciplinar e nomear seu grupo de trabalho, o do município de Quaraí foi nomeado Grupo Respirar  e está composto pelos seguintes profissionais: Pneumologista Dr. Arnutti, fisioterapeuta Juliana Bordin, enfermeira Andressa Rios, nutricionista Silvana Quinteiro e pela técnica Rosemeri Castro.
As reuniões são realizadas semanalmente e para mais informações, interessados devem ir até a Secretaria Municipal de Saúde e se cadastrar no setor de Epidemiologia.
Sobre o tabagismo:
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo. É considerada a principal causa de morte evitável, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação