Edição Nº: 5341 - Sexta-Feira e Sábado, 29 e 30 de Janeiro de 2016.
 
Sete décadas atuando como agente transformador do país

O ano de 2016 é de comemorar o aniversário do Senac que há 70 anos é pilar para capacitação e qualificação do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. Fazem parte dessa trajetória, iniciada em 1946, mais de 63 milhões de atendimentos em todo o Paí. No Rio Grande do Sul, a instituição já capacitou sete milhões de gaúchos e  Atualmente, a entidade conta com duas faculdades – Faculdade Senac Porto Alegre e Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, além de 40 escolas de educação profissional distribuídas pelo Estado e 23 Balcões Sesc/Senac. São mais de 60 postos de atendimento que possibilitam o Senac-RS atender a todos os 497 municípios gaúchos.
Aprendizagem
A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, mas ganhou um novo impulso, a partir de 2008, quando ampliou suas ações de inclusão social com recursos próprios, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). Mais de 1 milhão e 800 mil brasileiros já foram beneficiados com o programa.
Minimizando as distâncias
A educação profissional sem fronteiras também permeia a atuação do Senac na oferta de programações à distância. Hoje, a Instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos online nos níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), Técnico e Superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD (www.ead.senac.br).
É com essa abrangência, competência e responsabilidade social, que se celebra o aniversário da Instituição no dia 10 de janeiro deste ano, relatando uma memória que não é somente do Senac, mas de milhões de brasileiros, cujas suas vidas foram transformadas por sua ação educativa, e também de milhares de empresas, que vêm recebendo profissionais mais bem preparados, em atendimento às demandas do mercado e as mudanças dos novos tempos.
Senac Brasil em números
- 63.381.191 atendimentos de 1946 a nov/2015
- 1.868.866 pessoas beneficiadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (de 2009 a nov/2015)
- 853 cursos nas modalidades de: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior
- 11 Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais).
- 3.061 municípios atendidos
- 34.117 docentes
Senac Brasil Rede de Ensino
- 87 carretas-escola e uma balsa-escola (nas áreas de Turismo e Hospitalidade; Saúde; Informática e Administração; e Moda e Beleza).
- 637 unidades operativas, que totalizam 7.292 ambientes pedagógicos espalhados pelos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Senac Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a instituição já capacitou sete milhões de gaúchos. Atualmente, a entidade conta com duas faculdades – Faculdade Senac Porto Alegre e Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, além de 40 escolas de educação profissional distribuídas pelo Estado e 23 Balcões Sesc/Senac. São mais de 60 postos de atendimento que possibilitam o Senac-RS atender a todos os 497 municípios gaúchos.
Referência na oferta de cursos técnicos, a instituição vem tendo um aumento constante na procura de cursos nesse nível de ensino. As qualificações adquiridas durante a parte teórica já possibilitam o ingresso no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. Atualmente, 84% dos alunos do Senac-RS conseguem emprego antes do encerramento da capacitação. Na modalidade a distância, o Senac do Rio Grande do Sul é responsável pela oferta dos cursos técnicos em todos o país. Nessa modalidade, são oferecidos 12 títulos, totalizando mais de 12 mil matrículas somente no ano de 2015, com cursos sendo ofertados também no Japão.
Considerando a rapidez das informações e do desenvolvimento tecnológico, o Senac oferece cursos de capacitação em horários alternativos, aplicando metodologias diferenciadas e personalizadas, laboratórios de alta tecnologia, atendimentos individualizados em ambientes modernos e confortáveis. O Senac 24h é a única escola no Brasil que funciona todos os dias ano, sem nunca fechar as portas.
Com mais de 600 opções de cursos diferentes em todo o Estado, o Senac-RS não para de pesquisar novos títulos e de trabalhar nas adequações de seus currículos. Para viabilizar a oferta de uma capacitação, a instituição apoia-se em análises de mercado que levam em conta não só a oferta de emprego, mas também as características de cada região. Além disso, o desenvolvimento de novos cursos passa por uma integração entre os diferentes setores do mundo do Trabalho e da Educação, os comitês técnicos setoriais.

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação