Edição Nº: 5341 - Sexta-Feira e Sábado, 29 e 30 de Janeiro de 2016.
 
Inscrições de mesários voluntários continuam sendo recebidas

Representante da Justiça Eleitoral perante a comunidade, o mesário tem papel fundamental nas eleições. Os cidadãos voluntários que desejarem inscrever-se para a atividade podem procurar o Cartório Eleitoral de sua cidade ou preencher um cadastro no Portal do Mesário, no site do TER/RS.
Segundo a Coordenadoria de Eleições (CODEL) do TRE-RS, mais de 55 mil eleitores se ofereceram para trabalhar nas eleições de 2014, representando 50% dos convocados na ocasião. A auxiliar administrativa da 10ª Zona Eleitoral, de Cachoeira do Sul, Fátima Santos, explica como ocorre o processo na cidade. “A gente sempre convida o eleitor que vem ao Cartório Eleitoral fazer revisão ou título novo a voluntariar-se. Se o mesmo quiser, anotamos o título e telefone. Desde o ano passado, mais de 50 pessoas se inscreveram aqui no cartório, fora os que se candidatam pela internet”, afirma.
Benefícios
Além de praticar um ato de cidadania e adquirir novos conhecimentos, o mesário, seja voluntário ou convocado pela Justiça Eleitoral, conta com os seguintes benefícios: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral; e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.
Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; bem como, eleitores menores de 18 anos.
No último pleito, 1,3 milhão dos mesários que trabalharam em todo o país eram voluntários. Ao todo, 2,4 milhões de mesários atuaram no primeiro e no segundo turnos.

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação