Edição Nº: 5341 - Sexta-Feira e Sábado, 29 e 30 de Janeiro de 2016.
 
Verão aumenta incômodo com insetos: como cuidar das crianças

No verão, o incômodo com os insetos aumenta e as crianças são alvos fáceis dos bichinhos, pois aproveitam o tempo bom e as férias para brincar em locais abertos. Para evitar problemas maiores com as picadas, a primeira providência é manter os insetos longe, com o uso de repelentes. De acordo com o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Marcelo Pavese Porto, há repelentes para cada faixa etária e isso deve ser observado no momento da compra do produto.
Se, mesmo com os cuidados, algum inseto picar a criança, o médico orienta que os pais lavem o local com sabão e água, podendo usar cremes comuns para diminuir a coceira.
“Em um primeiro momento após a picada, o ideal é lavar com sabão e água, podemos usar cremes comuns para diminuir o prurido, coceira, à base de calamina, por exemplo. Em algumas situações, pode ser necessário o uso de corticoides tópicos, em creme. Conforme o tipo de inseto, pode ser necessário o uso de antialérgicos ou corticoides. Em casos excepcionais, é necessário que um médico avalie, principalmente se for picada de algum inseto peçonhento”, explica Marcelo Pavese Porto.
O pediatra alerta que as pomadas antialérgicas não devem ser usadas. Em casos de dúvidas, a melhor indicação é procurar um médico para avaliação correta. Uma dica é, também, entrar em contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul, através do site www.cit.rs.gov.br. O CIT presta assessoria e orientação frente a acidentes tóxicos e com animais, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente.

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação