Edição Nº: 5342 - Domingo e Segunda-Feira, 31 Janeiro de 2016.
 
Investindo no peixe e em outras cadeias da Agricultura Familiar

O presidente Leandro Itamar que continua atuando forte como chefe da rede de comercialização do RS e como membro do Colegiado do Pampa, diz que através do seu trabalho e de seus vários projetos   executados a frente da Colônia de Pescadores e da COOPESQ se sente realizado em representar Quaraí em todo Estado e fora dele, não somente com o peixe que com muito sacrifício colocou como uma das prioridades do Pampa, mas também em outras cadeias da agricultura familiar. Além dos projetos sociais e ambientais unindo-se com outros municípios para fazer a roda girar para desenvolver Quaraí e região e nossa vizinha cidade de Artigas, com as políticas Binacionais que o presidente Leandro Itamar está trabalhando também.
No âmbito das parcerias o Grupo Hospitalar da Conceição, localizado em Porto Alegre, através da compra institucional [Decreto 7.575, de 04 de julho de 2012] traz a luz um dos principais problemas da Agricultura Familiar no Brasil em particular dos agricultores familiares e pequenos produtores. O Grupo Hospitalar da Conceição realizou em 2015 uma ação colaborativa com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para contribuir com esse desenvolvimento e a inserção destes produtos nos diversos mercados, entendendo que as políticas públicas de desenvolvimento rural e de fortalecimento dos diversos públicos que compõem o rural brasileiro e as políticas que definem a criação de mercados institucionais para produtores da Agricultura Familiar apresenta diversas oportunidades para os empreendimentos da Agricultura Familiar. Entende-se que estes devem estar capacitados para também absorverem ativamente os benefícios de mercado institucional. Diante disso o CHC cria o CGPA/GHC- Comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos do Grupo Hospitalar Conceição [Portaria 560/15] que tem como uma das suas atribuições a definição de um programa de formação e capacitação de fornecedores de alimentos agro-ecológicos para a rede pública de saúde visando o fortalecimento das compras institucionais, mantendo ações integrada com outros órgãos estaduais e federais.
No dia 20 de novembro de 2015 o Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA e o Ministério da Saúde homologaram o termo. O presidente Leandro Itamar diz que o Grupo Hospitalar investe R$ 1.000.000,00 só para a compra de peixes, fora os outros produtos  e que no dia 2/ 02/ 2016 se reunirá com o Ministro Patrus Ananias e no dia 10/02 com o presidente do Consórcio, o prefeito Eduardo Colombo e terá boas novidades.

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação