Edição Nº: 5345 - Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2016.
 
4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer

No dia 4 fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Câncer, este ano a tema da campanha é “Nós podemos. Eu posso”. Esta mobilização é organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC),pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o câncer.
A data é uma oportunidade para mostrar que existem soluções para o controle da doença e que a prevenção está ao nosso alcance.Serve para ressaltar como o nosso modo de vida pode contribuir para a prevenção da doença.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2015 pelo menos um terço dos cânceres mais comuns podem ser prevenidos através damudança de alguns hábitos, como redução de consumo de álcool, dietas mais saudáveis e aumento da atividade física. Caso se promova a cessação de fumar, o percentual de cânceres que pode ser prevenidos em até 50%.
O tabagismo ainda é o fator de risco mais importante para o câncer. O tabagismo é responsável por 5 milhões de mortes por ano ou 22% de todas as mortes por câncer. A redução das taxas de tabagismo diminuirá significativamentea taxa global de um grande número de cânceres, incluindo câncer de pulmão,boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rim, colo do útero e, estômago,e leucemia mieloide aguda.
O câncer gera um sério impacto no estado emocional, físico e mental das pessoas, e os sobreviventes dessa doença correm o risco de reduzir sua qualidade de vida, inclusive durante vários anos após o diagnóstico. A doença continua sendo tabu, o apoio da família, amigos, profissionais de saúde e de outros grupos é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e daqueles que já receberam a cura. Compreender e reagir ao impacto do câncer também contribui muito.
Que esta data possa chamar a atenção de todos para hábitos saudáveis, que ajudem na prevenção contra a doença. E para aqueles que foram diagnosticados, que este dia possa ser um incentivo a mais para lutar e vencer a enfermidade.
O dia 4 de fevereiro é simbólico, mas a nossa luta é diária. E lembre-se que a prevenção está no nosso alcance!
Educar e informar os indivíduos e a comunidade em geral sobre as relações entre estilo de vida e risco de câncer é oprimeiro passo para uma prevençãoefetiva do câncer, ao fornecer conhecimento adequado podemos orientar as pessoas para que façam escolhas saudáveis.Se você ainda não adotou essas escolhas, comece agora!
Fonte: Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Quaraí


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação