Edição Nº: 5347 - Domingo e Segunda-Feira, 07 e 08 de Fevereiro de 2016.
 
Ministro do Desenvolvimento Agrário se reúne com autoridades e instituições em Bagé

Prefeitos, produtores rurais da região da Campanha e representantes de instituições de ensino e de extensão rural, como a Emater/RS-Ascar, se reuniram na terça-feira (02/02) com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, para discutir e apresentar projetos ligados ao setor da ovinocultura. O encontro foi na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Bagé.
O ministro Ananias, juntamente com o secretário do Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Alexandre Chumbinho, assistiu a apresentações de trabalhos realizados na região e receberam propostas de projetos sugeridas pelos representantes das instituições presentes.
A Emater/RS-Ascar, representada pelo gerente Regional de Bagé, Eloi Pozzer, destacou a importância da extensão no desenvolvimento rural da região e do país ,e o que ela representa na vida do produtor assistido, “por isso da necessidade de se fortalecer as parcerias entre entidades e o apoio governamental”, defendeu Pozzer.
Além disso, em uma apresentação sobre a Chamada Pública do Leite n.° 07/2013 do MDA, ministrada pelo médico veterinário Luiz Carlos Amaral, a Emater/RS-Ascar pode demonstrar mais uma vez a importância do trabalho que realiza.
Dentro desta Chamada Pública, onde foram organizadas produção, produtividade, qualidade do produto e comercialização, com o objetivo de realizar uma análise, local, ambiental e econômica e de promover a sustentabilidade nas bacias leiteiras, foi constatada que o público da agricultura familiar assistido sofre com insuficiência de materiais agrícolas e conta com o apoio das prefeituras e da Patrulha Agrícola. Além disso, foi destacada a existência de rebanhos com idade avançada e pouca qualidade, devido ao baixo nível de tecnologia implantada.
Dos 59 produtores assistidos, 27 trabalham em estabelecimentos com menos de dez hectares. Sendo assim, a Emater/RS-Ascar, juntamente com o governo municipal de Bagé, propôs um projeto de acesso à terra, com uma meta de implantação de um assentamento para estas 27 famílias, todas cadastradas na Chamada Pública n° 07/2013, com área de um módulo rural por família.
Em sua fala, o ministro pede para que todos unam forças para continuar o trabalho que garante o desenvolvimento de todos os setores que sustentam o país e destaca a importância do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, como o que a Emater/RS-Ascar realiza, na vida dos produtores.
“A família que vive do campo precisa dessa atenção para que a produção garanta sua subsistência e o retorno financeiro para sua família. Para isso temos a extensão rural dando a assistência e suporte. E precisamos dar apoio e suporte também à extensão rural, se todos nos unirmos, o trabalho de qualidade e os bons resultados virão”, afirmou Ananias.
Ainda durante o evento, foram assinados convênios como o que inclui o Rio Grande do Sul na Rota do Cordeiro, do Ministério da Integração, que até então só atingia a região do semi-árido brasileiro. Assinado entre a Prefeitura de Bagé e o Ministério da Integração, o convênio que vai atingir um rebanho de mais de 2 milhões de ovinos também terá a participação da Mebrapa Pecuária Sul e da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Também foi assinado um Termo de Cooperação entre MDA, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), representada pelo secretário em exercício, Iberê de Mesquita, e o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa), representado pelo seu presidente e prefeito, Dudu Colombo. O objetivo é a implantação, recuperação e manutenção de bueiros e estradas nos Projetos de Assentamentos e seus acessos.
Com a visita do ministro Ananias, aumenta a expectativa de um anúncio de uma chamada pública de Aters para o setor de ovinocultura ainda para este, já que após apresentações de diversas entidades, o governo tem mais conhecimento sobre os trabalhos realizados e as potencialidades encontradas na região.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação