Edição Nº: 5348 - Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2016.
 
Vereador em tratativas pela melhoria do transporte urbano

O vereador Renan Bender esteve reunido com o secretário de Relações Institucionais para tratar do transporte coletivo urbano, tema que hoje é motivo de reclamações por parte da comunidade em geral. “No início de novembro de 2015, fiz indicação parlamentar solicitando ao prefeito municipal, Ricardo Gadret, estudo que determinasse o motivo de tantos atrasos nas linhas de transporte coletivo e quais as soluções, para que a empresa prestadora do serviço de transporte coletivo da linha urbana tivesse efetiva ordenação no transporte de nossos munícipes”, relata o vereador.
“Já em 2013, não houve a participação da empresa Nystrom na concorrência, através de edital, da efetiva contratação da linha urbana, pois, segundo estudos feitos e apontados pela própria Nystrom, a linha estava deficitária em termos de arrecadação devido ao grande número de usuários que são isentos do pagamento de passagens, como idosos e crianças, e por força disso e na forma da lei, deveria receber “subsidio” por parte da Prefeitura Municipal. Contratada a atual empresa, posteriormente, houve o envio, por parte do Executivo municipal, para aprovação legislativa, de subsidio financeiro, devido haver, realmente, muitos usuários não pagadores havendo assim a necessidade de subsidiar”, relata.
Renan Bender ressalva que, em 2014, fez dossiê, vindo a solicitar, através deste, que o Ministério Público procedesse com o esclarecimento quanto aos proprietários da empresa e suas condições para estar prestando este serviço em nosso município. “Na verdade, tínhamos uma boataria e denuncismos vazios em relação ao proprietário e documentação desta empresa, por isso nada mais natural e melhor que fosse esclarecido pela Promotoria Pública estes boatos. Sempre penso e digo, toda boataria e denuncismo vazios, praticados por alguns, atravancam o desenvolvimento de uma comunidade e, em Quaraí, esta questão politiqueira me parece demasiado”.
O vereador relata ter obtido do secretário Anderson Morcegão a informação que, após o termino do contrato, haverá a contratação, na forma da lei, de outra empresa ou a compra de dois ônibus, pelo Executivo municipal, passando este serviço ser realizado pelo poder público municipal. “A resposta foi positiva, penso que não devemos, como coletividade, ter um transporte que não proceda de forma eficiente, não cumprindo com os horários, mas acredito que a municipalização das linhas de transporte coletivo seja uma alternativa não produtiva, já que há a recomendação, por parte de estudiosos em gestão pública, do “enxugamento da máquina pública”. Certamente, estarei participando deste processo, no sentido de colaborarmos com a melhor adequação do transporte coletivo urbano de Quaraí, para o benefício da maioria de nossa comunidade, como tenho procedido, com críticas construtivas e buscando, sempre, trazer alternativas produtivas. Criticar por criticar é, sem dúvida, muito fácil, mas também sei que auxiliar e colaborar é ainda mais fácil, pois ajuda na construção do bem comum”, conclui Renan Bender.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação