Edição Nº: 4614 - Sexta-Feira e Sábado, 15 e 16 de Fevereiro de 2013
 
AES Sul confirma redução de 4,5% na demanda por energia elétrica no horário de verão

O Horário Brasileiro de Verão 2012/2013, que terminará à meia-noite do próximo sábado, 16 de fevereiro, atingiu os objetivos na área de concessão da AES Sul. A projeção divulgada em outubro de 2012 de redução de 4,5% na demanda por energia elétrica se confirmou. Isso significa aproximadamente 90 MW no horário de ponta (19h às 22h). A redução real no consumo foi de 0,5%, suficiente para atender, durante o Horário de Verão, a uma cidade que tenha entre 35 mil e 40 mil moradores, como Itaqui ou Rosário do Sul na Fronteira Oeste; Caçapava do Sul na Região Central; Estrela no Vale do Rio Taquari; ou Estância Velha na Região Metropolitana.
Diante desses resultados, verifica-se que a adoção do Horário Brasileiro de Verão traz benefícios para a operação do sistema, proporcionando folga e maior segurança no fornecimento de energia elétrica. O objetivo principal é justamente a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional durante o horário de ponta, das 19h às 22h. Isso é possível porque a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, em função do adiantamento de uma hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante reduz após às 18 horas.
Confira outras formas de reduzir o consumo de energia elétricaAlém do horário de verão, você pode adotar medidas rotineiras que contribuem para um consumo consciente de energia elétrica. Algumas dicas:
·Ar condicionado: depois de ligá-lo mantenha portas e janelas fechadas para acumular o ar frio, evitando manter o aparelho ligado toda noite, por exemplo.
·Ferro elétrico: evite o liga-desliga. Acumule as roupas para passar e ligue o ferro uma vez só.
·Geladeira: revise as borrachas de vedação. É simples, basta passar uma folha de papel entre a borracha e a estrutura da geladeira. Se a folha deslizar é porque existe folga e a borracha precisa ser trocada.
·Chuveiro: evite banhos demorados e mantenha na posição verão.
No site da AES Sul o cliente pode se informar sobre o seu consumo de energia elétrica, através do cálculo de energia online, assinalando os eletrodomésticos e equipamentos que utiliza, indicando a frequência que cada um permanece ligado.     Basta acessar o site www.aessul.com.br.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2018
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação