Edição Nº: 4691 - Sexta-Feira e Sábado, 07 e 08 de Junho de 2013
 
Dartagnan Tubino desenvolve o Escritor Presente neste sábado

O evento que será realizado na Escola Dartagnan Tubino neste sábado a partir das 8h que vai contar com a participação do escritor Paulino Dorneles Fernandes Neto faz parte de um projeto maior da biblioteca escolar, o projeto "Formando leitores com prazer e pelo prazer" que tem o objetivo de estimular a formação acadêmica e humana, proporcionando aos alunos um contato direto com o escritor, estimulando o desejo de ler e escrever. O projeto é voltado para a importância da leitura para os alunos, pais e educadores. A iniciativa é da professora responsável pela biblioteca, Mirta Pires, com o apoio da direção e professores. A indicação do autor surgiu através dos pais de uma aluna, Dionisio e Jaqueline Mazui, que fizeram o intermédio para a visita.
Paulino Dorneles Fernandes Neto é autor de livros infantis e realiza um trabalho voluntário nas escolas públicas da cidade de Alegrete, juntamente com a sua mãe, e estende este projeto o expandindo para Quaraí.
Na data, poetas, escritores e historiadores quaraienses serão homenageados, dentre eles: Luiz Menezes, Dagoberto Mendes, Marina Morelle, Nadja Boelter e Sônia Cheguem. Também serão homenageadas três voluntárias que no ano de 2011 trabalharam voluntariamente na biblioteca da escola, são elas: professora Rosa Vilma Ranqueta (in memorian), Iara Terezinha Dias e Ivone Remus.
Programação
As atividades iniciam às 8h com um café literário com o escritor Paulino Dorneles, com uma conversação sobre a importância da leitura na formação humana, a mediadora do assunto será Nadja Boelter. Das 9h30 até às 10h30 será a vez do auditório em homenagem ao escritor. E das 10h30 até às 12h haverá sessão de autógrafos.
Conhecendo o autor
Paulino nasceu em Alegrete em 17 de dezembro de 1965, formado na Unisinos em processamento de dados em 1987. Em 1988 fundou a empresa Acesso Informática - hoje especializada em Assistência técnica e implantação de sistemas de gestão empresarial. Nos últimos 20 anos, fez mais de 50 cursos de aperfeiçoamento nas áreas de gestão e comercial (SEBRAE, Senac e outras instituições).
Em 1995 foi presidente dos Jovens Empresários de Alegrete. Atua, ainda na agropecuária e está começando um projeto de Turismo Rural em sua propriedade. Desenvolve projeto voluntário e gratuito nas escolas voltando à leitura desde 2009. Seus três livros infantis: "A Turminha Legal e o Menino do Coração de Pedra", "A Turminha Legal em busca do Bosque Bondade" e "A Turminha Legal no Mundo do Sim e do Não".
Saiba mais
O primeiro livro do escritor foi, A Turminha Legal em busca do Bosque da Bondade, onde o tema abordado foi a importância do saber perdoar, depois veio a Turminha Legal e o Menino Coração de Pedra, com o tema o Amor é o melhor remédio, e agora, de forma inédita, lança no Dartagnan Tubino, seu terceiro livro, a Turminha Legal no Mundo do Sim e do Não onde o tema abordado é o Despertar da Consciência sobre Limites. Vocacionado ao relacionamento com o mundo infantil, o escritor alegretense aborda em seus livros temas do dia a dia das crianças com linguagem agradável, de fácil compreensão,  o que faz com que seus livros a sejam devorados por crianças e até  adultos que se deliciam com suas estórias. Nesse contexto a presença do escritor na escola é aguardada com grandes expectativas por alunos, professores e pais.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação