Edição Nº: 4700 - Quinta-Feira, 20 de Junho de 2013.
 
Quaraí realiza fase municipal da CONAE

No ano de 2010 foi realizado a primeira CONAE (Conferência Nacional de Educação) em Brasília. A Conferência é realizada em três fases, as municipal, a estadual e a federal. Na época, o Secretário Armênio participou da comissão de organização pelo MEC na fase nacional. Nesta semana está em votação no Congresso o Plano Nacional de Educação, ou seja, as metas para o Brasil para os próximos dez anos e este PNE foi fruto da Conferência.
"Esta Conferência é um grande momento de debates e de discussão sobre a pauta de educação nacional" afirmou o secretário de educação do município, Armênio Schmidt, sobre um momento em que  o município, o estado e o país discutem.
Em 2014 será realizada a segunda edição da CONAE, para ver o que dos assuntos discutidos anteriormente já estão em andamento e o que precisa ser alterado, por isso é necessário ser presidida pela municipal e estadual.
A fase municipal será realizada nos dias 21 e 22 deste mês e provavelmente em outubro já se realize a fase estadual. E em fevereiro de 2014 será realizada a fase nacional e final, na capital do país, Brasília.        
Sete eixos serão discutidos, que passam pelo plano nacional de educação, formação de professores, questão salarial, financiamento da educação, diversidade na educação, temas que fazem parte do cotidiano da escola.
Fase municipal

A fase municipal será realizada em Quaraí nesta sexta-feira às 19h no Centro Cultural com a presença de 200 participantes. Participam, estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade de Quaraí. Na sexta-feira à noite os trabalhos iniciam com uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação, o palestrante será o Deputado Federal Paulo Pimenta, ainda na sexta-feira ocorrerá a leitura do regimento da CONAE, após um coquetel para encerrar. No sábado pela manhã as discussões serão no salão de atos do Instituto Professor Diehl, com grupos temáticos discutindo os sete eixos, logo um intervalo, e na sequência ocorre uma plenário final para a aprovação de todas as operações que as pessoas fizeram nos grupos temáticos. A partir daí é feito uma esquematização que é encaminhada para a 10ª Coordenadoria de Educação, que a encaminha para Porto Alegre, estes esquematizam, e então as propostas de Quaraí serão incorporadas para a discussão na Conferência Nacional.
"Este é um momento importante, um momento em que discutimos a educação à nível nacional.
 Os temas são de extrema importância, um momento muito rico, é importante a presença da comunidade para discutir estes temas e mostrar sua opinião, pois queremos que a sua opinião se faça presente na fase estadual. Momento importante onde toda a cidade através dos seus representantes, vão discutir o Plano Nacional de Educação nos próximos dez anos, discutindo quais são as metas da educação do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Quaraí para os próximos dez anos." Finalizou o Secretário de Educação Armênio Schmidt. 

 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2017
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação