Edição Nº: 4771 - Domingo e Segunda-Feira, 29 e 30 de Setembro de 2013.
 
Quaraí marca presença em evento de Amor-Exigente em Maceió

Entre os dias 15 e 18 de agosto passado Maceió foi  palco de um grandioso evento, o XI Congresso Brasileiro e III Internacional de Amor-Exigente, um encontro que reuniu líderes, autoridades, especialistas, pesquisadores, professores, voluntários e familiares, assim como dependentes químicos  e co-dependentes que mudaram a trajetória de suas vidas através dos ensinamentos do Amor-Exigente.
Segundo o presidente do congresso, Thadeu Maciel Marques Luz, o congresso teve o objetivo de promover o intercâmbio de vivências, informações técnicas e científicas sobre temas relacionados à dependência química, bem como discutir sobre o cenário das políticas públicas de enfrentamento, direcionando a reflexão para a  reestruturação da família como condição fundamental na construção da sociedade.
 O Amor-Exigente é um programa de prevenção e combate  ao uso abusivo do álcool e outras  drogas e reestruturação de comportamentos inadequados que há 38 anos chegou ao Brasil por meio do Padre Haroldo Rahm, natural do Estado do Texas (EUA) e posteriormente adquiriu características voltadas ao público brasileiro por influência de sua primeira presidente e principal divulgadora, Mara Silvia Carvalho de Menezes, de Campinas-SP. 
O Padre Jesuíta, hoje com 94 anos de idade, ainda realiza um belíssimo trabalho de recuperação de dependentes químicos em sua comunidade terapêutica. Mara Sílvia, orgulhosa da obra que resulta em 900 grupos espalhados pelo Brasil, ampliando para o Uruguai e Argentina, segue sendo uma das principais presenças não só no congresso como no Seminário Regional realizado em Passo de Los Libres no início de setembro. O programa  é realizado por  coordenadores   voluntários capacitados e qualificados.
 Atuante em Quaraí desde 2000, o grupo  Amor-Exigente Vida Livre enviou  duas voluntárias, Lúcia Malheiros e Mirian Refatti para participarem do evento. "Mesmo sendo um trabalho voluntário precisamos estar constantemente  atualizando-nos e capacitando-nos para atender as demandas do grupo de AE e da temática complexa da dependência química.
Os congressos, que acontecem a cada dois anos  e os seminários regionais, que acontecem todos os anos, são as melhores oportunidades que temos de buscar informações e novos modos de atuação", diz Mirian.
"É muito importante participar dos congressos não só pela qualidade dos palestrantes, que neste ano incluiu autoridades internacionais como Tom Brown, Presidente do NIDA (EUA) e referências brasileiras no combate às drogas como o Dr. Ronaldo Laranjeiras,  mas  também pela troca de experiências que é sempre enriquecedora. Me senti orgulhosa de levar a bandeira de Quaraí a esse evento, ressalta Lúcia."
Semanalmente o Amor-Exigente Vida Livre acolhe gratuitamente famílias que foram desestruturadas pelas drogas ou outros problemas de comportamento, e ainda pessoas em busca de prevenir tal situação em busca de qualidade de vida.
As reuniões acontecem na antiga Casa da Criança Nossa Senhora de Luxemburgo todas as segundas-feiras, às 19hs (19h30 quando iniciar o horário de verão). Desde o ano  2000, o local das reuniões é cedido pela prefeitura municipal.


 
< Página Principal 
 
Folha de Quaraí O Jornal da Comunidade
Av. Artigas esq. Fco Carlos Reverbel - Quaraí, RS
Telefone: (55) 3423-5593 - Todos os Direitos Reservados ® 2011 - 2018
Tecnologia Web: Franco Sampaio Tecnologias de Informação