Edição Nº: 5042 - Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2014
 
Dicas para um bom desempenho no exame

Nos dias 08 e 09 de novembro mais de oito milhões de estudantes farão as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em busca de notas que os auxiliarão a conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Com a intensificação dos estudos, a tendência é de que muitos alunos deixem de dormir ou reduzam o seu tempo de sono para estudar mais. Essa atitude pode, no entanto, ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho no exame. Em contrapartida, quem dorme mais tempo ou apresenta um sono de melhor qualidade pode conseguir uma maior fixação no processo de aprendizagem quase três vezes maior do que quem dorme menos.
Manutenção da saúde
Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono regula funções importantes do organismo e tem um importante papel na manutenção da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do que muitos imaginam o cérebro não descansa enquanto dormimos. É durante o sono que consolidamos tudo o que absorvemos de informações durante o dia e a retemos na memória. Além disso, a falta de sono ainda provoca cansaço, irritabilidade, desatenção, falhas de memória, dificuldade de raciocínio, alteração de humor e estresse no dia seguinte”, esclarece a consultora.A especialista ainda acrescenta que, em ano de vestibular, tempo de sono e horas de estudo devem ser proporcionais, afinal, tão importante quanto a intensidade da preparação é o período em que o aluno passa repondo as energias. “Os vestibulandos se preparam para os exames durante meses, portanto, é natural que, à medida que as provas se aproximem, fiquem mais ansiosos ou nervosos, afinal, este é um momento em que o futuro profissional está sendo traçado. No entanto, vale lembrar que toda a ansiedade não deve afetar o sono de qualidade, o que, consequentemente, poderá comprometer o rendimento do estudante”, alerta Renata.Para a especialista, é importante que os alunos sigam uma rotina regrada e que as boas horas de sono estejam dentro do planejamento. “As provas do ENEM e dos demais vestibulares, como da UNIFESP, por exemplo, que utiliza a nota do exame em seu sistema seletivo, exige dos candidatos uma dedicação intensa, no entanto, um cronograma de estudos organizado, disciplina nos horários, alimentação saudável e boas noites de sono, tornará a aprendizagem do dia muito mais eficaz”, complementa.

Confira abaixo com a especialista, algumas dicas para ter êxito nas provas
•Procure ir para a cama com a mente relaxada e sempre no mesmo horário. Não use o período da noite para estudar um pouco mais ou terminar determinada matéria. O cansaço extra não compensa;•É durante o sono que a memória é organizada e consolidada. Enquanto dormimos nosso cérebro continua trabalhando, ou seja, tudo que fizemos durante o dia, é guardado. Se por acaso, a noite não for bem dormida, essas informações novas podem não ser armazenadas completamente.•Evite cochilos rotineiros à tarde, depois do almoço, nos períodos que antecedem ao exame. Lembre-se que alguns exames são realizados no período vespertino. Se o seu organismo está acostumado a relaxar na hora em que é mais cobrado, o seu desempenho e a sua capacidade de se concentrar serão altamente prejudicados durante as provas.•Refeições próximas ao horário de dormir podem provocar refluxo e atrapalhar o sono. Além disso, quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono. Alguns alimentos ajudam a relaxar, entre eles: alface, maçã, pepino, salsão e alimentos ricos em triptofano, como leite, iogurte desnatado, banana, abacate, lentilha, legumes, mel, e outros;•Deite de lado. Esta é a posição mais indicada para o sono, já que mantém a coluna sempre alinhada com o tronco, melhora a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Utilize um travesseiro em altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Já existem no mercado os modelos que podem ser facilmente adaptados para cada biótipo, como os travesseiros de Altura Regulável; •Antes de dormir evite tomar café, refrigerantes a base de cola, chá preto ou chá mate. Estes alimentos contém cafeína e prejudicam o sono. Para se ter uma ideia, o tempo médio de permanência da cafeína no organismo é de oito horas;.Tome um banho morno antes de dormir. Além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, ajuda a refrescar e principalmente, relaxar;•Uma boa noite de sono exige um ambiente arejado. Para isso, durma em locais bem ventilados e em ambientes escuros. Foi comprovado cientificamente que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade, as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, causando uma sensação de cansaço pela manhã.

 
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